Educação


Introdução do método harmonização quântica na educação como mecanismo ativador de concentração, auto estima e bom desempenho multidisciplinar dos alunos, bem como facilitador no despertar do processo criativo através dos fanzines.

Aplicando a meditação, o relaxamento a respiração por meio do Som das Tigelas de Cristal de Quartzo e a produção de fanzines, como recurso interdisciplinar.

 

Muitos professores citam a falta de concentração, a falta de autoestima e a indisciplina dentre outras situações que atrapalham o bom desempenho escolar dos alunos. Contudo, o comportamento inadequado pode ocorrer, devido a dificuldade de aprendizagem que o aluno(a) apresenta, como exemplo pode-se citar o aluno(a) que não sabe ou tem dificuldade na leitura e acaba não se concentrando durante a aula, pois não tem motivação ligada a compreensão dos conhecimentos que estão sendo abordados, perdendo o foco e consequentemente dispersando no momento do processo de ensino e aprendizagem, ou até mesmo um possível desequilíbrio sobre o controle ou regulação emocional, gerando um comportamento desajustado na escola. Segundo Santana & Roazzi, 2006 estabelece a relação de influência entre o desenvolvimento intelectual e o emocional no desenvolvimento da cognição social em crianças e sua influência no comportamento humano.

Uma alternativa metodológica para enfrentar os problemas comportamentais e a falta de concentração, pode ser através da prática de exercícios simples de relaxamento e respiração, próprios do yoga, na sala de aula associada ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, pois através dos exercícios, o aluno(a) poderá aprender a controlar suas emoções, além de compreender melhor o ambiente escolar, ou seja, qual o seu real papel dentro da escola, assim como também, buscar despertar suas potencialidades e criatividades, utilizando como instrumento de autoconhecimento os fanzines.

Em 1973, a Dra. Micheline Flak, professora de inglês e pesquisadora do Centro de Formação Docente no Centro de Ciências da Educação da Universidade da Sorbonne, Paris, experimentou as práticas de yoga na sala de aula, visando melhorar o bem-estar e a aprendizagem dos alunos.

A professora Flak, após observar os benefícios da prática do yoga, começou a praticá-lo com maior frequência com os alunos, além de pesquisar sistematicamente como recurso pedagógico. 

Entretanto, é importante salientar que o referido trabalho, não se trata de aulas de yoga realizadas na escola ou na sala de aula, mas de exercícios de meditação, respiração e de relaxamento, efetuados pela instrutora de yoga e professora de Ciências, Adriane Almeida Pintos que também desenvolve no momento presente, um trabalho denominado Harmonização Quântica ao Som das Tigelas de Cristal de Quartzo na sociedade e na escola, buscando o bem estar e o autoconhecimento, com a utilização da técnica do som das Tigelas de Cristal de Quartzo (frequências sonoras), juntamente com a técnica de relaxamento guiado e de respiração, ambas utilizadas na yoga, visando também a harmonia e o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, estimulando a concentração, e comportamentos mais equilibrados, trazendo um sentimento de paz e bem estar, através da busca do autoconhecimento através da teoria e da prática, além de utilizar os fanzines, uma revista que segundo Magalhães, 1993, pode ser compreendida com um tipo de “publicação independente e amadora” facilitando o protagonismo, a criatividade e a reflexão, referente a temas abordados com os alunos como, comportamento e a alimentação saudável, corpo humano e textos poéticos-filosóficos, como mais um recurso interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem. O termo fanzine, que se origina da junção inglesa das abreviações de “fanatic” (fã) e “magazine” (revista) (MAGALHÃES, 1993). 

Geralmente de pequena tiragem e impressa em fotocópias ou pequenas impressoras.” (MAGALHÃES, 2004). 

É possível constatar que os seres humanos ao nascerem recebem todos os cuidados físicos, necessários a evolução e no decorrer de alguns anos, começam a entrar em contato na escola com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, porém não recebem nenhum cuidado mais adequado com o desenvolvimento emocional. 

Essa atitude, confere para o indivíduo, no decorrer dos anos um comportamento desequilibrado para relações harmoniosas e no exercício da cidadania. 

É um dos quatro pilares da educação sugeridos pela UNESCO para facilitar relações mais harmoniosas: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Segundo Gaynor (1999), obviamente, as vibrações das Tigelas de Cristal de Quartzo, produz poderosos efeitos emocionais e estimulam recordações, associações e estados emocionais muito desenvolvidos, com um claro impacto sobre o sistema comportamental.

O equilíbrio das emoções está intimamente ligado a Inteligência emocional que é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social", presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Sendo assim, o toque das Tigelas de Cristal de Quartzo com a prática de relaxamento, poderá permitir a identificação com o desconhecido e uma possível desconstrução e ruptura de conceitos embutidos na identidade individual.

Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Conceito este descrito anteriormente, em diversas literaturas de saúde como cooping e em outras denominado resiliência.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, evitando situações de estresse, depressão dentre outros doenças psicossomáticas que também contribui para o rebaixamento da autoestima e falta de ânimo para estar ativo no processo educacional. 

Goleman, (1995), chega a afirmar que ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto matemática e literatura. 

Ao reconhecer as próprias emoções e sentimentos pode-se ganhar sobre eles, gerando um comportamento emocionalmente inteligente, gerando relações mais harmoniosas e também uma aprendizagem mais significativa dentro do ambiente escolar. 

As técnicas mencionadas acima, atuam ao nível de sistema nervoso central e hormonal, ativando a produção de neuropeptídeos, liberando hormônios de noroadrenalina, serotonina, melatonina e noraepinifrina que promovem ao corpo humano a sensação de plenitude e prazer, contribuindo desta forma, para a harmonização do corpo, da mente, das emoções e do espírito, podendo ativar também a percepções sobre o próprio corpo, pois segundo Gaynor (1999), talvez as reverberações das tigelas de cristal, sejam poderosamente curativas justamente em virtude de sua semelhança com sons primordiais do espaço sideral, o som da nossa essência cósmica.

Diante os fatos expostos, o corpo humano é formado por mais de 70% de água e ainda, Segundo Gaynor (1999) as ondas sonoras deslocam-se cinco vezes mais depressa na água do que no ar, a estimulação direta do corpo com ondas sonoras, juntamente com as técnicas de respiração e relaxamento, podem ser um meio altamente eficaz de estimular todo o corpo, especialmente a nível celular. 

Desta forma, a hipótese levantada é de que a prática de meditação, relaxamento ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, podem habilitar o aluno a um controle maior das emoções ou mudanças no seu comportamento, através da auto-observação, de modo que possa reconhecer não somente emoções, como também pensamentos e atitudes.


Oficina de Fanzines - Gibiteca Santos

A Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, participou no ano de 2015 e 2016, da oficina de Fanzines, promovida pela Prefeitura Municipal de Santos na Gibiteca. Uma programação especial, relacionada a cultura independente, com oficinas, workshops, palestras, feira de troca de zines, mesas redondas e lançamentos de publicações autorais. 

A Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, desenvolveu a oficina teórica e a prática do método utilizado nas escolas do município de Santos-SP e Itanhaém-SP. Foi um evento para prestigiar o Dia Nacional do Fanzine.

O produto final da oficina, foi uma produção artística criativa dos participantes, após uma sessão do toque das Tigelas de Cristal de Quartzo.

Objetivo:

  • Compartilhar na oficina o método da Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo, desenvolvidos no ensino fundamental, nas escolas municipais de Santos/SP e Itanhaém/SP;
  • Buscar equilibrar os hemisférios cerebrais, buscando melhorar e aprimorar o foco e a concentração;
  • Equilibrar os centros energéticos do corpo (Chacras);
  • Ativar potenciais internos;
  • Intensificar e aprofundar a meditação e o relaxamento;
  • Harmonizar ambientes e grupos;
  • Levar a estados alterados de consciência;
  • Aguçar a percepção , utilizando a vibração das tigelas, para a prática criativa.

Público Alvo:

  • Jovens, adultos e idosos.

Entrevista da Facilitadora da Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo,Adriane Almeida para TV Santa Cecília, na Gibiteca de Santos-SP

Pesquisadores na Oficina de Fanzines na Gibiteca de Santos-SP

Facilitadoras Adriane Almeida, Nivia Silva e o pesquisador em Fanzines.

Apresentação do trabalho desenvolvido pela Harmonização Quântica ao som das Tigelas de Cristal de Quartzo na escola, na Gibiteca de Santos/SP, 11/2016.

Sessão do Toque das Tigelas de Cristal de Quartzo, na Gibiteca de Santos-SP

Sessão do Toque das Tigelas de Cristal de Quartzo, na Gibiteca de Santos-SP

Reprodução autorizada desde que citada a fonte.